Qual a Importância do Check-up Cardiológico?

Cuidar do coração deve ser uma prioridade para manter a saúde em dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de doenças cardíacas estão relacionadas a fatores modificáveis, ou seja, podem ser prevenidos com cuidados adequados. Um check-up cardiológico é uma das principais formas de ajudar a controlar esses fatores e proteger o coração.

O que é o check-up cardiológico?

O check-up cardiológico consiste em uma série de exames que avaliam o funcionamento do coração, bem como o estado geral de saúde cardiovascular. Além de ajudar no controle dos fatores de risco, como obesidade, hipertensão, colesterol alto e diabetes, o check-up também identifica precocemente alterações que podem comprometer o coração, mesmo antes de surgirem sintomas.

Quem deve fazer o check-up?

Se há histórico familiar de condições como obesidade, pressão alta, colesterol elevado ou diabetes, o ideal é começar a realizar o check-up cardiológico a partir dos 20 anos. Nessas situações, o acompanhamento preventivo pode ser essencial para evitar complicações no futuro.

Para aqueles sem histórico de fatores de risco, a recomendação é iniciar o check-up a partir dos 40 anos, incluindo-o nas consultas de rotina, tanto para homens quanto para mulheres.

Prevenção é a chave

A melhor maneira de proteger o coração é a prevenção. Ao realizar o check-up cardiológico regularmente, você não apenas identifica problemas em potencial, mas também toma medidas proativas para evitar que eles se agravem. O coração é o motor do nosso corpo, e com os cuidados adequados, é possível garantir uma vida longa e saudável.